• NR2TI

Business Intelligence - BI

Atualizado: Jun 24

O BI é uma sigla que significa Inteligência de Negócios (Business Intelligence). Muitos chamam de inteligência empresarial por abranger todos os setores da empresa, desde o financeiro, operacional, comercial, até o marketing.


Basicamente, o BI é um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados que, sozinhos, não significam muito, em informações essenciais para uma boa gestão.


Business Intelligence ou, simplesmente, BI, é uma forma de agrupar e explorar informações para descobrir vantagens para o seu negócio. O objetivo central dele é auxiliar na interpretação e análise de dados e informações, para identificar oportunidades ou riscos.


Dessa forma, o BI auxilia a organização a estruturar um planejamento estratégico para construir vantagens competitivas sustentáveis que agreguem valor ao negócio e às soluções oferecidas aos clientes.


As vantagens de empregar ferramentas de BI são inúmeras, dando mais velocidade à tomada de decisões de mais qualidade, potencializando a eficiência das operações e otimizando processos.

Esse suporte à tomada de decisão é oferecido pelo Business Intelligence pela facilidade de visualização de análises e relatórios resultantes dos processos.



Suponhamos que você precise tomar uma decisão muito importante que afetará seu orçamento. Com um relatório exibido por uma tela de computador ou celular, você consegue saber exatamente o que fazer em muito menos tempo.


Isso acontece porque você tem acesso ao panorama geral da sua empresa. Com ele, você pode tomar uma decisão pensada, estratégica e inteligente em questão de minutos, poupando tempo e esforços. Assim, você começará a guiar seu negócio estrategicamente.




As ferramentas do business intelligence auxiliam na identificação de tendências de consumo e mudanças no comportamento do seu público-alvo.

Com isso, auxiliam na detecção de oportunidades de negócios,  no desenvolvimento e lançamento de novos produtos, na ampliação de receitas e na conquista de novos clientes e mercados. Consequentemente, também ajuda no aumento da lucratividade!

Por exemplo, com um simples clique e usando as ferramentas certas, podemos descobrir:

Curvas de consumo;

Clientes que mais compraram;

Quando compraram;

Quais geraram a melhor rentabilidade.


Agora que já explicamos o que é BI Business Intelligence e algumas das suas vantagens, vamos listar 10 dos benefícios mais importantes da inteligência empresarial:

1.Ajuda você a conhecer o seu negócio;

2.Melhora o processo de tomada de decisão, baseando-a em evidências;

3.Facilita o acesso e o compartilhamento de informações que darão suporte à gestão;

4.Permite análise em tempo real com navegação rápida;

5.Ajuda a identificar perdas no sistema;

6.Reduz o risco de problemas e obstáculos;

7.Entrega resultados corretos, no tempo certo, para a pessoa exata;

8.Identifica oportunidades de vendas cruzadas e de vendas diretas;

9.Possibilita respostas rápidas a qualquer consulta de negócios;

10.Obtém informações valiosas sobre o comportamento de seus clientes.


Coleta de dados: no primeiro momento, todas as informações e dados da empresa são coletados e analisados.

São determinadas características como:

Produtividade;

Oportunidades;

Reputação;

etc.

 Organização e análise: os dados e informações recolhidos e analisados são organizados em bancos de dados. Para facilitar a visualização dos gestores, pode-se apresentá-los visualmente, com o auxílio de ferramentas e plataformas;

 Ação e monitoramento: os responsáveis tomam decisões baseadas nas informações analisadas e monitoram seus resultados.


Há 3 pontos básicos para criar uma estratégia de Business Intelligence dentro do ambiente corporativo.

São eles:


1. Dados confiáveis e de qualidade

Para ser bem-sucedido com essa estratégia, é necessário estar muito atento à qualidade das informações utilizadas nos processos de Business Intelligence.

Elas precisam ter fácil interpretação e acessibilidade;

O primeiro ponto que merece a atenção da empresa é o local em que essas informações serão salvas;

É aconselhável que seja uma infraestrutura de qualidade, capaz de entregar os registros com integridade e agilidade;

É importante criar regras de acesso para a segurança do negócio;

Por isso, investir em uma boa governança de dados é essencial.


2. Visão clara dos objetivos

Os analistas responsáveis pela estratégia de Business Intelligence na empresa devem ter uma visão clara dos objetivos para que a análise seja bem executada.

Saber quais são as metas do negócio, seus pontos fortes e fracos e suas necessidades.

Assim, será possível coletar dados na internet, analisar e-mails, bancos de dados da empresa, como CRM, ERP e até automação de marketing, entre muitas outras fontes, muitas vezes de livre acesso, como pesquisas de órgãos governamentais, sindicatos, ONGs e diversas outras.


3. Mudança de acordo com a meta do negócio

Saber o que é BI Business Intelligence e aplicá-lo corretamente no planejamento, concede à empresa a competitividade necessária para gerenciar negócios sustentáveis em longo prazo.

É fundamental detectar a origem dos problemas e identificar como otimizar a rotina de trabalho da empresa.

É por meio de uma análise detalhada de atividades e informações internas que o processo de tomada de decisão se torna mais eficiente.




A NR2 Soluções em TI está à disposição para apresentar este projeto em sua empresa.

E-Mail: contato@nr2ti.com.br

Tel / Whatsapp: (12) 4141-0132

29 visualizações

Entre em contato

Curta nossa Fan Page

Se preferir, envie um email para: contato@nr2ti.com.br

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon